É bom lembrar que bullying já é um assunto complicado para falar até com adultos (alguns confundem com bulimia). Com crianças então! Pelo próprio fato do problema ter um nome estrangeiro sem uma tradução simples já dificulta bastante!
Então, iniciar com teoria só complica as coisas, quando se quer fazer um trabalho de prevenção de bullying na escola e mostrar o tema para as crianças.
Acredito que o que funciona melhor com crianças é abordar de forma lúdica, com historinhas, dramatizações (uma turma no interior do estado do BA, após ouvir um relato de história real, fez dramatização com fantoches), e na hora de explicar, fazê-lo na linguagem deles, com vários exemplos.
É bom lembrar que bullying já é um assunto complicado para falar até com adultos (alguns confundem com bulimia). Com crianças então! Pelo próprio fato do problema ter um nome estrangeiro sem uma tradução simples já dificulta bastante!
ResponderExcluirEntão, iniciar com teoria só complica as coisas, quando se quer fazer um trabalho de prevenção de bullying na escola e mostrar o tema para as crianças.
Acredito que o que funciona melhor com crianças é abordar de forma lúdica, com historinhas, dramatizações (uma turma no interior do estado do BA, após ouvir um relato de história real, fez dramatização com fantoches), e na hora de explicar, fazê-lo na linguagem deles, com vários exemplos.
Jeffson, 1ºB
Olá Jefinho,
ResponderExcluirIdeia excelente para os colegas que darão a palestra na próxima terça-feira. Dê essa dica a eles, ok?
Aguardo!
Professora Lúcia